OMT: Assembleia Geral Extraordinária para suspensão da Rússia

O Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), Zurab Pololikashvili, convocará uma Assembleia Geral Extraordinária dos Estados membros da organização para tratar da suspensão da Rússia, na sequência do resultado da votação que teve lugar esta terça-feira em Madrid, na reunião do Conselho Executivo realizada com carácter de urgência. Dos 35 países membros deste órgão executivo, 13 votaram a favor da convocação da Assembleia Geral, enquanto cinco votaram contra: África do Sul, Emiratos Árabes Unidos, Zâmbia, Federação Russa e China. O resto dos países, 17 dos 35, optaram pela abstenção ou abandonaram a sala para não terem de votar.

A Assembleia Geral Extraordinária da OMT deve ser convocada dentro dos próximos 15 dias, após os quais os países membros devem reunir-se no prazo de 30 dias. Dada a pressa demonstrada até agora para acelerar o processo, é previsível que dentro de apenas um mês e meio, ou mesmo antes, veremos se será aprovada a suspensão da Federação Russa enquanto membro desta organização.

09 Março 2022